sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobre Ló e nós

Quando a tolerância nos leva a negação dos princípios que dizemos acreditar é hora de acender o sinal vermelho!
Vocês já devem ter lido e ouvido algo sobre . Vou tentar fazer uma restrospectiva rápida sobre ele. Sobrinho de Abraão, foi aquele que escolheu a terra aparentemente mais interessante e produtiva. Ló que foi visitado por dois anjos e quando ameaçado pelos moradores de Sodoma e Gomorra ,por causa da presença dos mesmos anjos, tentou fazer uma proposta um tanto estrombótica na qual daria suas filhas, ou seja,permitiria que elas tivessem relações sexuais com elas, para que eles parassem de perturbar os anjos. Enfim, Ló também passou por outras coisitas mais. No interim da visita angelical,ele foi avisado que Deus iria livrá-lo da destruição da cidade e seria necessário sair daquele lugar. "Mas você sabe, mudança requer tempo e imaginem a preocupação de Ló e sua familia pois seus pertences seriam deixados para tras ."( e aqui não me refiro ao filme!) Suas filhotas e sua esposa, queriam dar mais uns beijinhos nos animais,nas amigas, olhar mais um pouquinho os cômodos da casa e sim,as filhas precisavam se despedir dos seus noivinhos que não quiseram acreditar no sogrão, Ló, que lhes avisou também da destruição.Estes, preferiram não acreditar no papo e continuaram na cidade. Mas os anjos não deram bobeira ao perceber a lerdeza da familia, os tomaram pelas mãos e rapidinho os tiraram dali. Mas até então tudo ocorria bem, afinal eles estariam a salvo num monte afastado dali.Outro aviso que deram foi que ninguem da família deveria olhar para tras, se desobedecessem pereceriam. Aí "complicou"... por que a esposa de Ló, decidiu dar uma última olhadinha e no mesmo instante virou uma estatua de sal. Depois disso acredito que ninguem quis olhar mais para tras, mas as tragédias da familia de Ló não param por aí, suas filhas também tiveram umas ideias de giricos e acharam uma forma de dar um netinho para Ló, fazendo dele, pai e avô ao mesmo tempo e então foram as pioneiras no incesto. Ufa...acaba por aqui a retrospectiva, mas agora vem a melhor parte ou seria a pior? A melhor parte seria definida com o que podemos aprender com essa história e a pior no fim eu conto.

1- Quando não ouvimos a Deus tomamos decisões que aparentam ser as mais fáceis e as mais certas.
Ló primeiro acreditou que Sodoma seria o melhor lugar para se viver, acho que se fosse hoje, ele imaginaria um daqueles condomínios fechados, com playground pra criançada e tudo mais... No entanto, o que lhe aguardava naquele lugar eram homens perversos e com uma conduta moral contronversa aos padrões de Deus. Mas então o que ele fez? Ele simplesmente se conformou, sentou-se a porta da cidade e tolerou o pecado daqueles homens, por que lhe era conveniente. Ele decidiu criar sua familia naquele antro pecaminoso.

2- Com a ameaça dos moradores em invadirem sua casa por conta dos anjos, ele teve uma pessima saída para problema, digamos que oferecer suas filhas aos homens maus, não seria uma resposta ao problema sem criar outro. Pense comigo, se Deus queria livrá-lo de um mal, não poderia livrá-lo nesse momento, sem precisar usar suas filhas? Eu tenho certeza que livraria sim.

3- A esposa de Ló também não compreendia o cuidado de Deus para com a sua família e não temia o poder de Deus por que estava mais interessada nas coisas materiais e acostumada com o pecado dos cidadãos de Sodoma. Ela não entendia que o Deus que um dia tinha feito Ló prosperar e que estava dando um baita livramento poderia restituir tudo aquilo que ele havia deixado de lado para obedecer a Deus.Mas então, ela olhou para trás e você sabe, virou uma estátua de sal.

4- Por fim a insegurança das filhas de Ló é aberrante, pois mesmo após virem sua mãe morrer por causa da desobediência, preferiram resolver um problema criando outro. Esqueçeram que apenas Sodoma e Gomorra havia sido destruída e que ainda existiam outras cidades? Elas também não sabiam ouvir a voz de Deus acabaram trazendo mais maldição para sua família.
E nós? Nós, não fazemos muito diferente deles!
O pior é isso. O pior é que inúmeras vezes nós recebemos um livramento grande de Deus e pensamos que em coisas menores Ele também não poderá nos ajudar. Nós tentamos a todo jeito arrumar uma saída para os problemas que vão surgindo, preferimos resolver a nossa maneira em vez de deixar Deus guiar nossa vida e o que acontece? Aconteçe o pior infelizmente, e isso por que já estamos tão acostumados com a independencia humana que paira pelos ares de todos os locais por onde passamos que acabamos nos habituando com essa rotina. Quantas vezes em um restaurante, shoping, escola fizemos uma oraçao individual, abençoando uma refeição, orando por uma prova, ou por alguem? Não digo aquela oração de agente secreto, mas uma oração pública. Não falo daquelas feitas pelos fariseus que ficavam pelas esquinas, não é disso que estou falando aqui, mas ações que inspirem outras pessoas a ter confiança em Deus, assim como você tem. Enfim, se não nos posicionamos como amigos de Deus e inimigos desse mundo, seremos inimigos de Deus e amigos do mal e o fim é o mesmo que Sodoma e Gomorra teve. 
Ló casou com uma mulher que não tinha a mesma fé que ele, ao menos é o que observamos, porque a palavra diz que a mulher sábia edifica sua casa e ela não conseguiu por em prática isso. E suas filhas não tiveram em casa uma educação que as levasse a total dependeêcia em Deus o que adiante refletiu em uma cena terrível. Irmãos, se nós temos nos acostumado com as barbáries desse século. Está na hora de acender o sinal vermelho. Está na hora de darmos um basta nesse comodismo, para que não repitamos essa história de Ló. Que ninguem vire estatua de sal, pratique incesto e principalmente deixe de depender do Espirito Santo.(queiram descosiderar minhas ênfases a história de Ló, confiram na integra o texto aqui.)

autora:Suzana S.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Favorites More